7 Fundamentos para Empreender com Visão e Bem-Estar.

Aqui você encontrará 7 princípios fundamentais para empreender com qualidade de vida.

Preciso de Investimento para o Meu Projeto Startup!

Por quê? (Introdução)

Dica - Entenda a Demanda pelo Seu Produto.

Um conceito de extrema importância para todos os empreendedores.

Conheça o Gerador de Idéias do Startup Diário.

Inspire-se!

Startup Entrevista - PlataformaTec

Conheça um pouco mais da PlataformaTec em uma entrevista com Marcelo Park, um dos fundadores da empresa.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Gerador de Idéias - Buscar Músicas Cantando

Reconhecimento de voz é algo que existe há algum tempo e música é um dos temas, ou melhor, setores que mais movimentam a internet.O próprio Google já vem testando pesquisa por voz e existem inúmeros aplicativos que escrevem o que você fala.

Mas, quantas vezes você já virou para um amigo seu ou outra pessoa e perguntou: "Lembra daquela música?" ou "Como chama aquela musica?" e ele respondeu "Qual?" e então você não lembrando nenhuma parte da letra, cantarolou utilizando o "nanananananana" ou o "lalalalalalaaaaaalalalala" ou "trololololololololololo".

O seus problemas acabaram, ou estão para acabar! Que tal a "Busca de Música por Cantaroladas"!!

Imagine que genial que você cantarolasse para o computador ou para seu smartphone e ele encontrasse a música que você está querendo. Indo ainda mais longe com a idéia: e se você ligasse para um número de telefone e pudesse fazer o mesmo!?

Eu sei que isso parece utópico, mas diversas coisas que vemos hoje pareciam utópicas há pouquíssimo tempo atrás. Para colocar isso no ar com eficácia deve ser muito difícil, mas não creio que seja impossível.

Se já existir algo do tipo, me falem, pois não tenho conhecimento.

Em relação a modelos de negócios para este serviço, existem vários se esta ferramenta funcionar bem, dentre eles venda de músicas (sem pirataria) e propaganda. É interessante notarmos que existem idéias / negócios / projetos onde o mais importante deixa de ser o próprio produto ou serviço e passa a ter como ativo mais valioso a tecnologia desenvolvida para tal aplicação. Um caso recente que conseguiu grande investimento devido a sua tecnologia é do aplicativo Color que conseguiu US$41 milhões em investimentos antes mesmo de lançar seu aplicativo, isso porque sua tecnologia é totalmente inovadora e disruptiva. Dentre os investidores um deles foi a Sequoia Capital, que já investiu em empresas como Dropbox, Meebo Inc., YouTube, Zappos., e viu o projeto como disruptivo e inovador, podendo transformar a economia, leia o artigo na íntegra.

Se você gostou da idéia e quer aplicá-la fique a vontade, se tem interesse em participar do Gerador de Ideias contribua enviando-nos as suas  ou suas dúvidas, críticas e sugestões. Deixe um comentário ou mande um email para contato@startupdiario.com.br.

Um abraço!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pare de trabalhar e empreenda!

A maioria das pessoas sonha em ter o próprio negócio e ser o próprio chefe. A minoria planeja abrir um negocio e apenas um pequeno percentual se torna efetivamente um empreendedor.

Muitas pessoas acabam deixando de empreender por comodidade de ser empregado, onde aparentemente não precisam arriscar muito, tem quase garantida uma renda no final do mês e não estão dispostos a estudar e pesquisar oportunidades de mercado.

Contudo, é aí que se abre uma brecha para aqueles que são eficientes no pensar e pouca paciência em apenas planejar, ou como diz o título do livro que comecei a ler recentemente, aqueles que Do more faster (Faça mais rápido).

As pessoas acham que o reconhecimento vem quando se acomodam numa cadeira de um escritório imponente ganhando seu salário fixo e ainda podem ser recompensados com bonus. Para esses eu digo:

ACORDA!!! A sensação de expor suas emoções e seus pensamentos para o mundo no formato de um negócio vai te trazer muito mais satisfação. É quase igual a ter um filho!

Sim! Mesmo sem ter um filho, eu sei que exige responsabilidade, tempo, disposição, dinheiro e muita paixão (Veja o caso dos garotos do Catarse)! Sem esses ingredientes dificilmente você conseguirá ser um empreendedor bem sucedido. Mas com eles, você terá a satisfação de ver algo que você criou crescer, alcançar pessoas em diferentes lugares e quem sabe se tornar líder, mesmo que apenas regional e com isso terá mais motivação para acordar todos os dias e ir trabalhar.

As maiores diferenças se compararmos o empreendedorismo com um emprego fixo são que, ao contrário de um emprego que obriga você a acordar sempre no mesmo horário e você já sabe o que esperar de sua remuneração, no empreendedorismo você tem sempre algo a mais te esperando no dia-a-dia. Além disso, já conheci muitas pessoas que ficaram anos numa empresa e fizeram sua vida lá, ganhando bem e sendo um ótimo funcionário, mas no final o que ganhou foi um pé na bunda, pois mesmo que você seja bom, um dia a empresa precisará renovar a equipe, por qualquer que seja o motivo.

Tenha no empreendedorismo um hobby, envolva sua família, seu melhor amigo, seus filhos e ensine/aprenda com eles formas de ganhar dinheiro inovando e ainda se divertir. Pode ser comprando um carrinho e indo vender açaí na praia aos finais de semana ou vendendo miojo próximo a sua faculdade, até mesmo alugar um local na região onde você trabalha e montar um banheiro particular (curioso) ou simplesmente montando um site da sua lojinha para receber pedidos pela internet e até mesmo montando seu próprio aplicativo para IPhone.

Enfim, eu respeito aqueles que são bons profissionais no ambiente em que atuam e sempre admirei muitos deles. Então, caso você realmente não tenha vontade de abrir um negócio e empreender, porque não ser um empreendedor corporativo na empresa em que você trabalha? Pergunte-me como...Pois esse assunto fica para um próximo artigo.

Caso você não queira empreender porque lhe faltam idéias, não deixe de conhecer nosso Gerador de Idéias, lá você vai encontrar algumas das mais malucas e até mesmo realistas e práticas idéias de negócios que nós temos. Mas se idéia é uma coisa que não te falta, mas não quer empreender, então contribua com nossa coluna e com outros empreendedores compartilhando sua idéia, quem sabe alguém não a coloca em prática fazendo você um idealizador de negócios.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More